No âmbito da comemoração do Dia mundial da alimentação, efeméride comemorada no passado domingo, dia 16 de outubro, tiveram lugar na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho um conjunto de atividades temáticas.
Os alunos do 7º e 9º anos de escolaridade, no âmbito da disciplina de Educação Visual, e os alunos das turmas de Artes do 12º ano, nas disciplinas de Oficina de Artes e Desenho A, dando “asas” à sua imaginação, elaboraram alimentos bastante coloridos e apelativos, que estão expostos no bar e no átrio da Escola. Desta forma, procurou-se sensibilizar a comunidade educativa para a importância da alimentação rica e variada como garante de saúde e qualidade de vida.
|
E porque de forma lúdica também se aprende, no dia 17 de outubro realizou-se um peddy paper, para alunos do 8º ano. Constatamos que há alunos que não conseguiram identificar através do tato alimentos tão prosaicos como dióspiro ou abóbora. Já em relação ao paladar, pareceu-nos terem um gosto bastante aprimorado. Escrutinadas as equipas vencedoras, citamos os felizes vitoriosos: 1º lugar – equipa nº 6, constituída pela Mariana Santos, Catarina Santos e Gabriela Santos, alunas do 8º C, com 41 pontos (e muita cenoura comida); 2º lugar – equipa nº 12, constituída pelo Henrique Sousa, Rafael Coelho e André Henriques, alunos do 8º D, com 40 pontos e em 3º lugar – equipa nº 7, constituída pelos alunos Diogo Serra, Francisco Godinho e João Rito, do 8º A, com 39 pontos somados.
No intervalo da manhã do dia 18 de outubro, terça-feira, os alunos do 7º ano de escolaridade foram distinguidos com uma merenda saudável. Essa merenda estendeu-se depois aos restantes alunos da Escola. A comunidade educativa foi também convidada a consumir uma maçã no seu lanche, seguindo a velha máxima "An apple a day keeps the doctor away”.
O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Em 2016 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "O clima está a mudar: a comida e a agricultura também devem mudar”. Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial. O grande desafio da humanidade será conseguir assegurar a existência de recursos naturais como solos e água, para produzir alimentos para esta população mundial que não cessa de aumentar.
Como cidadãos responsáveis devemos refletir sobre os nossos atuais perfis de consumo alimentar considerando, por um lado, o problema de sustentabilidade global do planeta e, por outro, a relação entre consumo excessivo de hidratos de carbono e gorduras (lípidos) e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, cancro, obesidade, diabetes ou colesterol.
Eis a dúvida: será que se impõe a construção de um novo paradigma alimentar?
Alguns links da Direção Geral de Saúde, muito úteis:
http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/
- 10 boas razoes para comer sopa
- sugestoes para cozinhar com menos gordura
- dieta mediterranica como implementar