S.E.A.E.

Quem Somos?

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo são um serviço que tem como principal objetivo promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, em articulação com as estruturas de orientação educativa, docentes e pais e encarregados de educação. Os SEAE incluem:
- Educação Especial
- Serviços de Psicologia e Orientação

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Corpo docente constituído por:
1 Professora de Educação Especial do grupo 910 (área motora e cognitiva)

Objectivos e Destinatários.

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO


Os Serviços de Psicologia e Orientação (um Psicólogo e um Técnico Superior de Serviço Social) asseguram, na prossecução das suas atribuições, o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. (in Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 de Maio).

Educação Especial

Dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.
O Departamento de Educação Especial em conjunto com a Terapeuta da Fala e a Associação de Estudantes promoveu a comemoração deste dia, com o mesmo espírito das Nações Unidas, através das seguintes atividades:

- Cartaz pintado pelos alunos na sala da Unidade de Multideficiência;
- Projeção de filmes no bar da escola:
» "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” executado pela Educação Especial, divulgando o funcionamento da Unidade de Multideficiência.
» Filmes alusivos à temática;
- Participação de alunos da Unidade a uma aula da turma de referência divulgando a importância do dia comemorativo.

Queremos uma Unidade aberta a toda a comunidade educativa!

Fernanda Isabel, Luísa Barata, Rosa Ramos

Serviços Especializados de Apoio Educativo

Serviço de Psicologia e Orientação

Têm como grandes objetivos promover o sucesso educativo dos alunos e o seu desenvolvimento harmonioso ao nível psico-social.

As atividades desenvolvidas, em termos preventivos e/ou remediativos, pressupõem um apoio direto aos alunos e/ou indireto, tendo sempre subjacente uma permanente interação com a comunidade educativa.

De uma forma mais específica, diremos que a intervenção do SPO se centra fundamentalmente em cinco grandes áreas:

Orientação Escolar e Profissional – nível individual e grupal.

Apoio Psicopedagógico – individualmente e em grupo

Apoio Psicológico/psicoterapêutico

Apoio social

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

1 – Orientação Escolar e Profissional

Numa perspetiva de orientação contínua gostaríamos de poder oferecer estas atividades a todos os alunos, mas atendendo às limitações de recursos humanos, damos prioridade aos alunos do 9º, 11º e 12º anos, tendo em conta que nestes momentos de percurso escolar têm de se confrontar com escolhas muito importantes para a construção dos seus projetos de vida.

Concebemos a orientação escoar e profissional como um processo de ajuda, individual ou em grupo, no decurso do qual os alunos deverão efetuar uma análise profunda de si próprios (ao nível dos valores, interesses, e capacidades e diferentes características de personalidade) e das diversas oportunidades educativas e profissionais.

Consideramos fundamental que, com estas atividades, se consiga promover o desenvolvimento psicológico dos jovens, nomeadamente o seu desenvolvimento vocacional.

Os alunos deverão, assim, ser construtores do seu projeto vocacional, que naturalmente estará integrado no se projeto de vida.

2 – Apoio Psicopedagógico

A este nível temos como grande objetivo promover o sucesso escolar; sucesso escolar, entendido no sentido do aproveitamento máximo das potencialidades dos alunos, em coexistência com um desenvolvimento psicossocial harmonioso.

De uma forma global, e numa perspetiva preventiva ou remediativa, desenvolver comportamentos facilitadores da aprendizagem é a nossa grande preocupação.

3 – Apoio Psicológico/Psicoterapêutico

Dentro deste âmbito, tentamos dar apoio a todos os alunos que não se encontram bem consigo próprios e/ou com os outros. As estratégias/técnicas usadas estão dependentes da problemática existente e, obviamente, dos pressupostos teóricos e da formação das Técnicas dos Serviços de Psicologia e Orientação.

4 – Apoio Social

A intervenção dos SPO no apoio social situa-se a nível de um trabalho de interdisciplinaridade com todos os intervenientes no processo sócio-pedagógico, tendo em vista a promoção da igualdade de oportunidades de acesso ao ensino, do sucesso educativo, do desenvolvimento integral do aluno e do seu acompanhamento/orientação ao longo do seu percurso escolar.

5 – Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa

Intervir nas áreas anteriores pressupõe intervir a este nível (os alunos estão em permanente interacção com as pessoas significativas que os rodeiam), mas de uma forma mais específica podemos dizer que neste contexto a nossa intervenção ocorre através de:

Participação em projetos pedagógicos;

Participação em determinados órgãos da escola (Conselho Pedagógico e Conselhos de Turma);

Dinamização de ações de formação;

Colaboração ou dinamização de iniciativas que promovam a aproximação da escola à comunidade;

A colaboração em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo sistemático;

Articulação com todos os Serviços/Instituições especializadas;

Tal como está implícito no ponto anterior, a nossa intervenção tem sempre subjacente a perspectiva de que os alunos – grandes destinatários dos nossos Serviços – têm de ser sempre olhados como fazendo parte de um sistema de relações significativas para o seu desenvolvimento. Deste modo, apoiar os alunos em qualquer área pressupõe que a colaboração com as pessoas mais significativas, nomeadamente pais e professores, é algo muito importante, senão mesmo indispensável.

Assim, a vinda dos pais ao Serviço de Psicologia e Orientação é algo frequente e desejável.


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