Com o objetivo de cultivar e aprofundar as relações entre os alunos do 7º ano e os respetivos padrinhos (alunos do 9º ano), iniciadas nas sessões de apadrinhamento, as técnicas do Serviço de Psicologia e Orientação dinamizaram lanches de Natal, que decorreram no bar da escola, nos dias 10, 11 e 13 de dezembro.
 |
"Cartões de Natal elaborados pelos afilados/as para os padrinhos e madrinhas" |
A psicóloga escolar e a técnica de serviço social agradecem a colaboração de todos os professores e diretores de turma que se têm envolvido, direta ou indiretamente, no desenvolvimento do projeto.
Na concretização dos lanches de Natal, destaca-se a participação dos padrinhos e respetivos encarregados de educação, dos professores de Educação Visual do 7º ano, e de dois assistentes operacionais. A todos é devido um agradecimento especial.
Move-nos o desejo de contribuirmos para um a escola mais solidária, promotora de relações interpessoais saudáveis e do desenvolvimento psicossocial dos alunos.
As técnicas do SPO,
Cristina Ferreira
Fátima Sequeira

Dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.
O Departamento de Educação Especial em conjunto com a Terapeuta da Fala e a Associação de Estudantes promoveu a comemoração deste dia, com o mesmo espírito das Nações Unidas, através das seguintes atividades:
- Cartaz pintado pelos alunos na sala da Unidade de Multideficiência;
- Projeção de filmes no bar da escola:
» "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” executado pela Educação Especial, divulgando o funcionamento da Unidade de Multideficiência.
» Filmes alusivos à temática;
- Participação de alunos da Unidade a uma aula da turma de referência divulgando a importância do dia comemorativo.
Queremos uma Unidade aberta a toda a comunidade educativa!
Fernanda Isabel,
Luísa Barata,
Rosa Ramos
Têm como grandes objetivos promover o sucesso educativo dos alunos e o seu desenvolvimento harmonioso ao nível psico-social.
As atividades desenvolvidas, em termos preventivos e/ou remediativos, pressupõem um apoio direto aos alunos e/ou indireto, tendo sempre subjacente uma permanente interação com a comunidade educativa.
De uma forma mais específica, diremos que a intervenção do SPO se centra fundamentalmente em cinco grandes áreas:
Orientação Escolar e Profissional – nível individual e grupal.
Apoio Psicopedagógico – individualmente e em grupo
Apoio Psicológico/psicoterapêutico
Apoio social
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa
1 – Orientação Escolar e Profissional
Numa perspetiva de orientação contínua gostaríamos de poder oferecer estas atividades a todos os alunos, mas atendendo às limitações de recursos humanos, damos prioridade aos alunos do 9º, 11º e 12º anos, tendo em conta que nestes momentos de percurso escolar têm de se confrontar com escolhas muito importantes para a construção dos seus projetos de vida.
Concebemos a orientação escoar e profissional como um processo de ajuda, individual ou em grupo, no decurso do qual os alunos deverão efetuar uma análise profunda de si próprios (ao nível dos valores, interesses, e capacidades e diferentes características de personalidade) e das diversas oportunidades educativas e profissionais.
Consideramos fundamental que, com estas atividades, se consiga promover o desenvolvimento psicológico dos jovens, nomeadamente o seu desenvolvimento vocacional.
Os alunos deverão, assim, ser construtores do seu projeto vocacional, que naturalmente estará integrado no se projeto de vida.
2 – Apoio Psicopedagógico
A este nível temos como grande objetivo promover o sucesso escolar; sucesso escolar, entendido no sentido do aproveitamento máximo das potencialidades dos alunos, em coexistência com um desenvolvimento psicossocial harmonioso.
De uma forma global, e numa perspetiva preventiva ou remediativa, desenvolver comportamentos facilitadores da aprendizagem é a nossa grande preocupação.
3 – Apoio Psicológico/Psicoterapêutico
Dentro deste âmbito, tentamos dar apoio a todos os alunos que não se encontram bem consigo próprios e/ou com os outros. As estratégias/técnicas usadas estão dependentes da problemática existente e, obviamente, dos pressupostos teóricos e da formação das Técnicas dos Serviços de Psicologia e Orientação.
4 – Apoio Social
A intervenção dos SPO no apoio social situa-se a nível de um trabalho de interdisciplinaridade com todos os intervenientes no processo sócio-pedagógico, tendo em vista a promoção da igualdade de oportunidades de acesso ao ensino, do sucesso educativo, do desenvolvimento integral do aluno e do seu acompanhamento/orientação ao longo do seu percurso escolar.
5 – Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa
Intervir nas áreas anteriores pressupõe intervir a este nível (os alunos estão em permanente interacção com as pessoas significativas que os rodeiam), mas de uma forma mais específica podemos dizer que neste contexto a nossa intervenção ocorre através de:
Participação em projetos pedagógicos;
Participação em determinados órgãos da escola (Conselho Pedagógico e Conselhos de Turma);
Dinamização de ações de formação;
Colaboração ou dinamização de iniciativas que promovam a aproximação da escola à comunidade;
A colaboração em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo sistemático;
Articulação com todos os Serviços/Instituições especializadas;
Tal como está implícito no ponto anterior, a nossa intervenção tem sempre subjacente a perspectiva de que os alunos – grandes destinatários dos nossos Serviços – têm de ser sempre olhados como fazendo parte de um sistema de relações significativas para o seu desenvolvimento. Deste modo, apoiar os alunos em qualquer área pressupõe que a colaboração com as pessoas mais significativas, nomeadamente pais e professores, é algo muito importante, senão mesmo indispensável.
Assim, a vinda dos pais ao Serviço de Psicologia e Orientação é algo frequente e desejável.