Edifício do Museu Municipal Santos Rocha e Biblioteca Pedro Fernandes Tomás

 

 

 

 

 

 

Tipologia: Arquitetura Civil

Designação: Edifício do Museu Municipal Santos Rocha e Biblioteca Pedro Fernandes Tomás

Freguesia: S.Julião

Localização: Rua Calouste Gulbenkian

Coordenadas: (40.152182 N ; 8.860532 W)

Utilização Atual:

Visitável: SIM

Horários: Ver desdobraveis

Contactos: Museu: 233 402 840

Roteiro de Visita (PDF)

O Museu Municipal foi criado pela necessidade de preservação e divulgação do espólio arqueológico recolhido por António dos Santos Rocha, nas sucessivas campanhas de investigação que efectuou pelo concelho da Figueira a Foz e outros locais.
Inaugurado em 6 de maio de 1894, instalado Instalado provisoriamente na casa do Paço, foi depois transferido para o edifício da Câmara Municipal, onde se assistiu ao enriquecimento gradual das suas colecções. Desde 1975 está instalado em edifício próprio. Destacam-se relevantes as suas colecções de arqueologia, escultura religiosa, numismática, etnografia africana e oriental, mobiliário indo-português e armaria, possuindo outras valiosas coleções em reserva (pintura, cerâmica, traje e outras) que são apresentadas ao público em exposições temporárias.
A Biblioteca Municipal, inaugurada em 1910, conheceu igualmente diversas transferências, até ser instalada no atual edifício. Excedendo a sua principal valência de biblioteca meramente pública, constitui importante polo de investigação específica pelos valiosos legados bibliográficos que recebeu, com destaque para as bibliotecas e documentação de Mesquita de Figueiredo, Fernandes da Silva, João Gaspar Simões, Redondo Júnior, Joaquim de Carvalho, entre outros. A sua Sala Figueirense é referência obrigatória para o estudo de todos quantos investigam a história local e os seus agentes.
O Museu, a Biblioteca e o Auditório Municipais estão instalados, desde 1976, num conjunto arquitectónico de grandes dimensões, projeto ido arquiteto figueirense Isaías Cardoso, iniciado em 1963.